Projeto Castra-DF chega à Estrutural: 1.500 vagas para castração gratuita de cães e gatos abertas a todos os moradores do DF

Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal promove a terceira edição do projeto, oferecendo não apenas intervenção veterinária, mas também capacitação profissional para tutores
Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal promove a terceira edição do projeto, oferecendo não apenas intervenção veterinária, mas também capacitação profissional para tutores

O projeto Castra-DF, da Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema/DF), realizará o cadastramento de cães e gatos para castração gratuita, nos dias 1 e 2 de março, no Ginásio do Centro Olímpico, localizado na Região Administrativa da Estrutural, das 8h às 14h ou até acabar as vagas. Serão 1.500 vagas, 750 em cada dia. As senhas serão entregues por ordem de chegada.
Esta é a terceira campanha do projeto Castra-DF. A primeira ocorreu em Planaltina, em novembro de 2023, e atendeu mais de 600 animais. A segunda foi realizada no Paranoá/DF, onde foram disponibilizadas mil vagas. Para o secretário do Meio Ambiente, Gutemberg Gomes, o projeto não apenas torna acessível a intervenção veterinária, mas também cria oportunidades para a população. “Além do procedimento de castração, a Castra-DF também oferece capacitação profissional aos tutores, disponibilizando cursos voltados à área pet para a população”, comenta.
O tutor interessado deve apresentar documento oficial com foto e ter 18 anos ou mais, sendo que não é necessário levar o pet até o local. Serão cadastrados dois animais por CPF. O cadastro não garante a participação no projeto. As inscrições serão analisadas e o resultado deve ser publicado até o dia 5 de março nos sites castradf.com.br e sema.df.gov.br.
As cirurgias ocorrerão entre os dias 11 de março e 11 de abril, de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, na Praça da Cidade, localizada em frente à Administração Regional da Estrutural. Antes do procedimento, os animais selecionados passarão por exames pré-operatórios como hemograma e eletrocardiograma. As testagens são gratuitas e servem para identificar se o cão ou gato está em condições aptas para a castração.
 
Profissionalização
 
Além do cuidado com os bichinhos, o projeto Castra-DF também levará capacitação profissional aos tutores. Os cursos são voltados à área pet, com temas como administração e gestão pet; cuidador e passeador, banho e tosa, hospedagem e confeitaria para pets. As inscrições podem ser realizadas por meio do site: www.castradf.com.br.

PUBLICIDADE